A Assessoria de Imprensa é uma das práticas jornalísticas mais conhecidas, junto com os meios de comunicação impressos, da televisão, estando à frente do rádio. E cada vez mais, as organizações têm se preocupado em manter uma boa imagem para seus públicos, além de manter uma comunicação direta com eles. Por isso, a prática das assessorias têm crescido e ganhado prestígio na sociedade atual. Só para tomar como exemplo, a Casa Branca, sede do governo norte-americano, gasta 3,5 bilhões de dólares por ano com estratégias de comunicação, sendo 1,5 bilhão de dólares usados para o relacionamento com a mídia.
Um estudo feito por Márcia Duarte, relações-públicas, e Jorge Duarte, jornalista, sobre a função de um relações-públicas numa organização mostrou que os jornalistas ainda não entenderam qual o real papel de um RP. A pesquisa "Papel e Atuação de Jornalistas e Relações-Públicas em uma Organização, segundo Jornalistas" continha textos redigidos por jornalistas das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste do Brasil, durante uma prova de concurso na área de assessoria de imprensa em uma empresa ligada ao governo federal. O concurso previa vagas para jornalistas e RPs, e as respostas para a pesquisa foram obtidas a partir da questão que perguntava: "Discorra, em aproximadamente 20 linhas, sobre a atuação e o papel do jornalista e do relações-públicas em uma empresa pública".
A maior parte dos jornalistas disseram que o RP cuida da imagem da organização, através da organização de eventos e outras atividades que permitam a visualização da organização, e não a visibilidade. Para eles, o RP mantém uma boa imagem, no sentido de boa aparência da organização, mas de forma superficial. De acordo com uma das respostas, "o jornalista cuida da informação, e o RP cuida dos relacionamentos".
Assim como há muitos jornalistas confusos com as funções do RP, eles também têm dificuldades em estabelecer sua própria identidade. Ao mesmo tempo em que eles primam pela verdade, com o compromisso de informar o público de forma objetiva, eles precisam servir aos interesses de uma organização, na qual eles são responsáveis pela imagem. Isso prejudicaria a atuação deles na organização, pois eles estão constantemente buscando um meio-termo que é difícil de manter.
É preciso lembrar que, em meio de tanta discussão acerca de quem deve trabalhar em assessoria de imprensa, se é o RP ou o jornalista, precisa-se levar em consideração que o mais preparado é quem garante o lugar, não importando a habilitação em que é formado. Os dois profissionais são capazes de manter uma assessoria de imprensa, mas é preciso conhecer bem o trabalho desenvolvido. No caso de jornalistas, seria extremamente importante que eles conhecessem as habilitações de um profissional de RP, pois antes de tudo, todos são comunicadores e precisam manter um bom relacionamento entre eles.
Texto apresentado por: Luciele Almeida
Referência: LOPES, B. e VIEIRA, R.F. 2004. Relações Públicas: um ilustre desconhecido para o jornalista. In: Jornalismo e Relações Públicas: ação e reação. Rio de Janeiro, Mauad, p. 23-25.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
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